segunda-feira, 4 de julho de 2011

A história secreta do controle perdido de PlayStation

Antes de o PlayStation ser lançado, em 1994, a Sony tinha que mandar kits de desenvolvimento aos estúdios para garantir que teria jogos para mostrar no lançamento. O primeiro desses kits, chamado “MW.3″, era tão cru e incompleto que não tinha nem hardware de som nem drive de CD, e usava um emulador para compensar. Esse protótipo também tinha um controle próprio.

Ele se parece com um joystick de Super Nintendo, não? Não é de surpreender, dado que a Sony originalmente planejava trabalhar junto com a Nintendo no PlayStation. Mas o que é interessante é a história de como esse controle, e não aquele com o design de Teiyu Goto, quase virou o padrão para o console.

David, do site PlayStation Museum, entrou em contato com o Kotaku US e disponibilizou fotos desse joystick “beta” que, ao contrário do visual progressista de Goto, era baseado fortemente nas ideias do passado. Além de parecer um controle de Super NES de ponta-cabeça, uma das principais diferenças é que os botões L2 e R2 não ficam nos gatilhos, mas na parte da frente.

Isso porque, provavelmente, ele foi pensado nos jogos que faziam sucesso na época – como Street Fighter – e não nos games 3D que seriam a marca registrada do PlayStation no futuro.

Aparentemente, o “pai” Ken Kutaragi preferia esse design beta em vez do modelo criado por Goto, e foi só por causa de uma ordem direta de Norio Ohga, o presidente da Sony na época, que a versão “guidão” foi adotada.
Fonte Kotaku.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário